Benefícios de comer frutas e verduras
As dietas a base de frutas e verduras podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas. As frutas e verduras também possuem vitaminas e minerais essenciais, fibras e outras substâncias que são importantes para manter uma boa saúde. Isso significa que necessariamente temos de comer menos alimentos. Podemos criar versões de alguns pratos favoritos com baixas calorias se os ingredientes com alto valor calórico forem frutas e verduras.
A água e a fibra das frutas e verduras acrescentam volume aos pratos, assim, podemos comer a mesma quantidade de alimentos, mas com menor quantidade de calorias. A maioria das frutas e verduras são, por natureza, baixas em calorias e em gorduras que dão a sensação de saciedade.
Hábitos saudáveis: Frutas, verduras e o coração
Os estudiosos asseguram que tanto as verduras como as frutas são excelentes para a saúde e quanto maior a quantidade consumida, melhor fará para o organismo deixando-o mais saudável. Os participantes da pesquisa responderam a um extenso questionário acerca de seus hábitos alimentares como frutas, fibras, gorduras, atividade física e fatores de riscos cardiovasculares, como o cigarro, índice de massa corpórea, hipertensão e diabetes. O estudo foi realizado durante oito anos e meio e durante esse período 1.636 pessoas morreram de doenças ligadas ao coração. Os participantes que não tinham o costume de comer frutas e verduras eram maiores de idade, com um índice de massa corpórea alto, maior consumo de energia, bebiam menos e fumavam.
Os países do mediterrâneo como a Espanha, Itália e Grécia são os maiores consumidores de frutas, onde a média superava as seis porções diárias. Os resultados dos estudos revelaram que quanto mais rica seja a dieta em frutas e verduras, menor será o índice de mortalidade por infarto do miocárdio. Os pesquisadores disseram que existem alguns micronutrientes antioxidantes encontrados em frutas e vegetais que reduzem o risco de doença cardíaca, reduzindo o risco de aterosclerose causado por danos oxidativos.
Apesar disso, deve-se ter muito cuidado no momento de interpretar essas conclusões, pois ainda não está totalmente comprovada a associação entre frutas e verduras com a doença isquêmica do coração.
#FicaDica
#FicaDica
0 comentários: